Skip to content

Discriminação

28/07/2011

por Ranieri Mattos

Cena 1

Elevador se abre. Sujeito branco lá dentro faz cara feia para o negro que supostamente quer entrar. Sujeito branco não esconde que não gosta de andar no elevador com pessoas “de cor” e sai. Sujeito negro entra. Porta fecha.

Cena 2

Elevador se abre. Sujeito branco lá dentro faz cara feia para o negro que supostamente quer entrar. Sujeito branco estica o braço e barra a entrada do sujeito negro que é impedido de entrar. Porta fecha.

Não era pra ser uma pegadinha, apenas uma ilustração de um reação tola, mas aceitável (cena 1) e um comportamento socialmente inaceitável (cena 2). No segundo caso acho que até cabe um processo por racismo, não sei.

Quando ouvi esse exemplo, achei genial por exemplificar a linha tênue que existe entre preferência (gosto, sei lá…) e intolerância (discriminação).

*Acho que pode servir pra outros casos semelhantes, como gays e minorias em geral…

Se não me engano, o Toni Garrido falou mais ou menos assim: “tô pouco me lixando se o cara não gosta de preto, me olha feio e sai quando entro num elevador, por exemplo, mas não aceito que ele me impeça de entrar”.

Reflita!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

