Skip to content

Em resposta ao Geppetto e à Metafísica

16/10/2012

“Com todo o valor que possa merecer o que é verdadeiro, veraz e desinteressado: é possível que se deva atribuir à aparência, à vontade de engano, ao egoísmo e a cobiça um valor mais alto e mais fundamental para a vida. É até mesmo possível que aquilo que constitui o valor das coisas boas e honradas consista exatamente no fato de serem insidiosamente aparentadas, atadas, unidas e talvez até essencialmente iguais às coisas ruins e aparentemente opostas.

Talvez! Mas quem se mostra disposto a ocupar-se de tais perigosos “talvezes”? Para isso será preciso esperar o advento de uma nova espécie de filósofos, que tenham gosto e pendor diversos, contrários aos daqueles que agora existem (ele se refere aos metafísicos) – filósofos do perigoso talvez a todo custo. E, falando com toda seriedade, eu vejo esses filósofos surgirem!

Porque quando esbarramos nos talvezes, esbarramos também na constância e na força do maniqueísmo. Como se fossemos capazes de julgarmos…ou capazes de mensurar, afinal, o bem e/ou o mal que nossas ações desencadeiam.

Talvez concorde com o trecho acima de “Além do bem e do mal” do tio “Fred”, talvez também concorde com o “Zyg” quando este diz que liberdade é privilégio para uns poucos que sabem lidar com a insegurança e com a dúvida.

Talvez eu ainda concorde comigo mesma, agora, quando penso que chegamos o mais perto possível de fazer o bem para o outro quando antes, fazemos o bem a nós mesmos….pois mais do que isso, não sabemos distinguir!

Self-consciousness is self-awareness and self-awareness is self-consciousness. ;’)

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: