Skip to content

Glossário

Contemplação: ato de contemplar, olhar, observar atentamente; considerar com admiração ou com amor. Ver ou admirar com o pensamento. Meditar, refletir, intuir.

Intuição: é uma forma de conhecimento que está dentro de todos nós. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente. A palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar.

Evoluir: ato de ligar o pensamento a ação, de transformar sonhos em realidade, discurso em verdade.

Criatividade: Capacidade de criar infinitos caminhos que levam a evolução e seguí-los simultaneamente.

Responsabilidade: vem do grego “respon” que significa independencia, e do latim “sabili”, que significa sábio. É a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos.

Virtude: é uma disposição estável em ordem a praticar o bem (opõe-se ao vício). Revela aptidão para uma determinada ação boa. Existem dois tipos de virtudes: as do Pensamento e as do Caráter.

Empatia: Capacidade para sentir o que sentiria caso estivesse na situação experimentada por outra pessoa. Na neurociência contemporâneas a empatia pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva – relacionada à capacidade de compreender a perspectiva das outras pessoas; e a afetiva – relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Alteridade: é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende sozinho. Possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e capacidade de dialogar com o outro.

Dogmas: qualquer crença que é mantida insistentemente, ás vezes, é aplicada a convicções políticas ou ao fanatismo religioso. Desafio à inteligência investigativa e construtiva, para que se propague no mundo a noção do Universo Infinito, e castigo às mentes que renunciam ao dom de pensar e decidir por si mesmas as questões do destino.

Enfoque: Modo de considerar ou entender um assunto ou questão; ponto de vista, perspectiva. Ação de enfocar, de pôr em foco. Enfoque filosófico é aquele que nos aproxima da clareza de visão e profundidade inerentes à natureza da sabedoria.

Filosofia: (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valore, à mente e à linguagem.

Curiosidade: Desejo de ver, saber, informar-se, desvendar, alcançar etc.; interesse: Desejo de aprender, conhecer, investigar determinados assuntos; Tendência de amador a procurar coisas raras e originais:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: