Skip to content

Hoje foi um dia (im)Produtivo! Sobre pontes…e amigos…Destravando!

26/01/2012

Um dos motivos de eu ter feito esse Blog foi que eu penso demais!!!! Mania estúpida de refletir sobre tudo o que acontece na minha volta o tempo todo. Sede de querer entender como o mundo funciona e, principalmente, entender como eu reajo diante dele. E não externalizar todos esses pensamentos de alguma forma tem uma conseqüência na minha vida: eu, literalmente, TRAVO!

Hoje foi um dia INTENSO…e tenho pra mim que, se não tivesse parado de escrever, teria sido bem mais fácil de lidar com o turbilhão de emoções que logo cedo me pegou de surpresa.  Depois de uma brincadeira, antes de dormir, no Facebook, descobri que o afastamento eventual de um amigo não tinha nada a ver com a correria do dia a dia e era, sim, algo bem mais sério do que eu até então imaginava. Não, eu não sei o que causou o afastamento súbito dele e nem o que levou ele a tomar a atitude que tomou, mas acho que tem a ver com duas coisas: 1. eu sou irritantemente transparente acerca do que penso e sinto e, caso a pessoa não perceba, mais cedo ou mais tarde eu vou atrás e deixo isso claro. Não,  eu não sei disfarçar o que se passa comigo. Se eu não gostar de algo que você fez eu vou falar e se, eventualmente, eu estiver de cara feia e você não me fez nada, não dê bola pra mim, eu só estou num dia ruim! Não sei fingir, não sei ser falsa, não sei disfarçar as minhas fraquezas e exponho as minhas fraNquezas diretamente ao remetente….e 2. pra lidar com a minha verdade, muita gente se vê de frente e obrigado a lidar com a sua própria…e aí, as pessoas se vão!

Uma vez ouvi de um ex-amor: “eu gosto de ti porque contigo não preciso interpretar papéis, posso ser eu mesmo”. O problema é que toda vez que não estávamos a sós eu não tinha a menor idéia de qual papel ele iria encarnar. E tantas personagens foram me deixando confusa e cansada. Confusa por não saber, entre tantos papéis, qual era o real; e cansada de ter que interpretar indiretas e ler nas entrelinhas.

Mas como diz Saramago: “Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: Dar voltas.” Hoje também, outro amigo que tinha ido embora, voltou. =)  Abro minha caixa de e-mails e vejo um e-mail quilométrico de alguém que já dava como perdido. Refletindo sobre a vida dele e tentando, em algum contexto, entender a nossa amizade em conflito, ele terminou o e-mail assim:  “a história da minha vida está sendo construída pela construção de pontes que interligam múltiplos gaps, alguns pequeninos, outros abismos imensos…Algumas dessas pontes doem para ser construídas, levam tempo, e tem várias ainda em fase de construção. Antes eu achava que se eu andasse um pouco pra trás e corresse rápido eu conseguiria pegar impulso para dar um grande salto pro outro lado, mas as distâncias estão ficando maiores e construir pontes é dificil”… Eu respondi e ele retornou: “Acho q agora voltamos a sintonizar no mesmo canal. O rádio está no canal certo. O pior é o silêncio.”

…Mas não seriam as pontes sólidas e mais difíceis de construir, justamente, as que também resistem às tempestades e enxentes?

E não seriam, exatamente, as pontes extensas àquelas que levam mais tempo pra construir, mas que, igualmente, nos levam mais longe e nos possibilitam conhecer perspectivas tão diferentes das que enxergamos no nosso pequeno e limitado campo de visão?

….

Construir pontes dói e por vezes cansa. Não existe proximidade, sem conflitos. E quem não desiste, ainda nos pilares, de sedimentar vínculos, pode sempre voltar. 😉

Anúncios
8 Comentários
  1. Luke Skywalker permalink

    state of trance is on. nice words. congrats. may the force be with us.

  2. Luke Skywalker permalink

    true! but where is home?

  3. Jonathan Botelho permalink

    Parabéns, é um ótimo texto sobre as finas formas de relacionamento humano!

    • Obrigada, Jonathan! Pena que me falta tempo pra atualizar o blog mais vezes! =) Tmb gosto mto das coisas q tu escreve no twitter. Vi que o teu Blog é mais voltada pra área do direito, mas como eu sou metida…gosto de saber um pouco de tudo! rs =)

      • Jonathan Botelho permalink

        Quem bom que você gosta do que eu escrevo. Qual é o teu twitter? O meu blog é direcionado para o Direito, mas vou começar a postar outras coisas também, espero que goste! abs

  4. @bettyvargasRS! Aaaacho q tu tmb me segue! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: